quarta-feira, 16 de abril de 2014

TRABALHO INTERDISCIPLINAR - PROFESSORA DE GEOGRAFIA E PROFESSORA DE INFORMÁTICA

          Sabendo-se da importância do trabalho interdisciplinar e sendo, este, uma das metas do PPP da EEB José Botega, a Professora de Geografia do 6º, 7º e 8º ano, juntamente com a Professora de Informática desenvolveram um bom trabalho abordando as regiões brasileiras e os complexos regionais. Na ocasião os alunos puderam perceber as diferenças e semelhanças entre as regiões no âmbito econômico, histórico e social, bem como nos aspectos naturais e culturais. Além disso, foi proporcionado aos alunos o aprendizado das divisões das regiões brasileiras e os complexos regionais, segundo seus critérios e características, fazendo uma ponte entre o passado e a atualidade das regiões do Brasil. A Professora  de geografia utilizou explicações, visualizações de mapas e figuras para que os alunos percebessem a importância de conhecerem as regiões brasileiras, comparando-as, em alguns casos, com as outras regiões do globo. Aproveitando este estudo, a professo ra de informática introduziu a questão das tecnologias nas regiões brasileiras, uma vez que esta é, hoje, uma grande aliada no Processo Ensino Aprendizagem; ela também pode ser uma fonte rica de informações através da internet e quando usada de forma consciente contribui para o processo de construção do conhecimento. 
          Visando a integração do educando com a tecnologia e a conscientização do uso da mesma como uma ferramenta auxiliar dos conteúdos curriculares, o 7º ano da EEB José Botega desenvolveu um informativo elencando as principais características relevantes e que contribuíram para que o Brasil fosse dividido em regiões. Em um primeiro momento foi exposto aos alunos uma apresentação elencando as regiões que mais desenvolveram tecnologias dentro de cada setor nas cinco regiões brasileiras. Em seguida foi dividida a turma em 5 grupos, cada equipe recebeu o desenho da região em papel EVA e junto foi distribuído um roteiro que o grupo deveria, sendo que cada grupo seria responsável por pesquisar os aspectos naturais, econômicos e culturais de cada região. A pesquisa foi entregue digitada e os mesmos seguiram as devidas configurações solicitadas no roteiro. Ao fim da pesquisa o trabalho foi exposto no pátio da escola em forma de informativo para que toda comunidade escolar possa visualizar. Dentro do contexto de inovação tecnológica que a sociedade está vivenciando no momento, desenvolver trabalhos com o uso da tecnologia de forma consciente e mediada pelo professor possibilita ao educando ter contato com diversas fontes de pesquisa contribuindo para que o mesmo adquira mais informações.





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